Gestão Fiscal das administrações municipais brasileiras: Xavantina conquista 2ª colocação

Publicado em 06/11/2019 às 07:41 - Atualizado em 06/11/2019 às 07:41

Confira os indicadores.

Foram divulgados nos últimos dias dados referentes à Gestão Fiscal das administrações municipais brasileiras. As informações foram divulgadas e levantadas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e mostram que Xavantina é o segundo município da região da Amauc com a melhor colocação.

Conforme levantamento, nas 14 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Xavantina aparece em 33º lugar em Santa Catarina e em 181º no ranking nacional. A pontuação alcançada pelo município foi de 0,8135 sendo quando mais próximo de 1, melhor.

Conforme o estudo da Federação, três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal em dificuldades ou crítica. E um terço das cidades do país não se sustenta, já que a receita gerada localmente não é suficiente para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.

O IFGF faz referência a 2018 e avalia as contas de 5.337 municípios de todo o país, que concentram 97,8% da população brasileira. Construído com base em dados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras, o índice é composto por quatro indicadores: IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos.