Conselheiros Tutelares são empossados

Publicado em 10/01/2020 às 13:03 - Atualizado em 10/01/2020 às 13:03

Posse foi realizada na sede da Casa da Cultura.

Nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, aconteceu em Xavantina a diplomação e empossamento dos novos conselheiros tutelares do município. A cerimônia foi realizada na sede da Casa da Cultura. A escolha dos cinco conselheiros aconteceu através de eleição, ocorrida em 6 de outubro de 2019, na Escola de Educação Básica Professor Luís Sanches Bezerra da Trindade.

A votação somou 654votos válidos e 02 nulos. Com o resultado final, as cinco conselheiras tutelares são: Juçara Fátima Câmera Lecardelli, Karina Adriana Wetter Delmondes, Simone Carpi da Silveira Gugel, Danieli Raimundi Alves Cavalheiro e Larissa Teresinha da Silva. Como suplentes ficaram Lediani  Bradella Alberti, Otilia Corso, Lucas Wuicik e Marta Molossi Barbieri.

Antes da diplomação, os conselheiros e eleitos, titulares e suplentes, participam de uma capacitação específica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar e fazer cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.  Ele é importante, pois, em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação, é ele que a sociedade aciona para proteger as crianças”. Salienta a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, senhora Leonora Brandelero Kipper.