---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Campanha de vacinação contra gripe inicia hoje, dia 23

Publicado em 23/03/2020 às 07:09 - Atualizado em 23/03/2020 às 07:19

A campanha se estende até o dia 22 de maio.
Créditos: Prefeitura de Xavantina Baixar Imagem

A campanha de vacinação contra a gripe de 2020 começa nesta segunda-feira (23), em todo o território nacional. A campanha é nacional e, inicialmente, teria início somente na segunda quinzena de abril. No entanto, foi antecipada pelo Governo Federal por causa da pandemia do novo coronavírus. Neste ano, pela primeira vez, a campanha vai priorizar os idosos – principal grupo de risco para a Covid-19 – e profissionais de saúde. Historicamente, a iniciativa imunizava primeiro gestantes, crianças com até seis anos e mulheres até 45 dias após o parto. Segundo a secretária de Saúde e Assistência Social, senhora Jéssica Pinzzetta, a vacinação será feita nos postos de saúde de Linha das Palmeira e Xavantina. "Vamos conduzir de uma forma que não acumule filas."- Enfatiza.

 

Não funciona contra coronavírus:

O Ministério da Saúde alerta para o fato de que a vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus. O medicamento funciona apenas no combate a outros tipos de influenza – família à qual pertence o H1N1, por exemplo. No entanto, a pasta afirma que a imunização é importante para ajudar profissionais de saúde a diagnosticar, por eliminação, eventuais casos de Covid-19.

 

Calendário da campanha:

A partir de 23 de março: Idosos com mais de 60 anos ou profissionais de saúde podem tomar a vacina;

A partir de 16 de abril: É a vez dos professores e profissionais de segurança e salvamento;

A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.